top of page

Casa da Baía -  Alojamento Local  |  Horta, Faial  |  projecto 2013-14, obra 2014-15

 

Inserido na zona do Cais de Santa Cruz, espaço fundamental na frente marítima da Cidade da Horta, este edifício pôs-se-nos como o desafio de resolver um programa de alojamento turístico dentro de quatro paredes pré-existentes e inalteráveis.

As duas laterais, naturalmente, paredes meeiras com os prédios vizinhos; a tardoz o muro que contém o acentuado desnível entre as duas ruas; e na frente, a fachada principal, que o Plano de Urbanização resolveu preservar, independentemente do que se possa fazer no seu interior.

 

O edifício existente exibia sinais de uma história com transformações sucessivas. Inicialmente com 3 pisos em alvenaria de pedra, reformulado para uma solução mista de pedra e madeira após o sismo de 1926, tendo chegado a possuir uma torrinha triangular sobre esse 2º andar de madeira, que entretando desapareceu.

 

Após o levantamento, tendo realizado uma observação cuidada das características construtivas e do estado de conservação do edifício, e analisando as possibilidades de desenvolvimento do programa proposto, optou-se por uma profunda alteração do miolo do prédio, refazendo a sua estrutura desde a fundação e reformulando todo o dispostivo.

 

Tratando-se de um edifício para Alojamento Local, com quartos de cama e zonas comuns organizados numa estrutura semelhante à de uma casa procurou-se privilegiar o a relação das unidades de alojamento com as vistas da frente Leste em detrimento das zonas comuns que se voltam para o pátio interior.

Procurou-se ainda criar um espaço colectivo que contactasse com a vista da Baía e do Pico através de um terraço de uso comum que encima o corpo tardoz, a uma cota altimétrica que já permite olhar sobre o edifício para a vista de Nascente.

Outro aspecto que nos parece importante é o da criação de uma ligação vertical de uso comum entre as duas ruas através do edifício, permitindo maiores valências na sua acessibilidade.

bottom of page